
Em que consiste?
Executar diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como proceder à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.
Informação Adicional
-
Objetivos
• Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida;
• Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks edotando¬-a dos produtos e equipamentos necessários;
• Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento;
• Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais;
• Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado;
• Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado ¬ - touching ou brushing;
• Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adeqquados a cada tipo de tratamento;
• Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais;
• Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais;
• Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando¬os sobre o cabelo natural;
• Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados;
• Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio;
• Assegurar a getsão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes;
• Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação. -
benefícios
Subsídio de Alimentação - diário em géneros no refeitório da escola;
Subsídio de transporte - mensal com o reembolso da despesa apresentada;
Bolsa de Material - atribuída no início do ano letivo e conforme o escalão de abono de família (A a C);
Bolsa de Profissionalização - atribuída durante o período de Formação em Contexto de Trabalho conforme legislação em vigor (11.º e 12.º anos). -
perfil de saída
Certificação profissional - Diploma de Qualificação Profissional de Nível IV;
Acesso ao Ensino Superior - os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12.º ano) e permitem o acesso ao Ensino Superior com exames regionais a partir de abril de 2020 -
saídas profissionais
• Gerente de espaços de beleza;
• Cabeleireiro/a;
• Assistente comercial de produtos profissionais;
• Freelancer no mundo artístico.
