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Animador/a sociocultural

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Em que consiste?

Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

Informação Adicional

  • Objetivos

    • Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente.
    • Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção socio­comunitária.
    • Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
    • Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.
    • Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.
    • Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.
    • Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem­estar.
    • Elaborar relatórios de atividades. 

  • Benefícios

    Subsídio de Alimentação - diário em géneros no refeitório da escola;
    Subsídio de transporte - mensal com o reembolso da despesa apresentada;
    Bolsa de Material - atribuída no início do ano letivo e conforme o escalão de abono de família (A a C);
    Bolsa de Profissionalização - atribuída durante o período de Formação em Contexto de Trabalho conforme legislação em vigor (11.º e 12.º anos). 

  • Perfil de Saída


    Certificação profissional - Diploma de Qualificação Profissional de Nível IV;
    Acesso ao Ensino Superior - os cursos conferem o Diploma de Estudos Secundários (12.º ano) e permitem o acesso ao Ensino Superior com exames regionais a partir de abril de 2020 

  • Saídas Profissionais

    • Associações culturais, Desportivas e Sociais,
    • Entidades de Apoio Sénior;
    • Autarquias locais (Juntas de Freguesias e Câmaras Municipais);
    • Museus, Bibliotecas;
    • Ginásios, Pavilhões e Parques Desportivos;
    • Empresas de Animação Turística;
    • Centros de Intervenção Comunitária;
    • Estabelecimentos de Ensino e de Apoio à Infância;
    • Comunidades jovens;
    • Apoio a grupos de risco e/ou desfavorecidos;
    • Associativismo local;
    • Estabelecimentos e Serviços de Apoio Social, de caráter público e/ou privado com ou sem fins lucrativos;
    • Centros Culturais e/ou Recreativos ou Centros de Atividades de Tempos Livres;
    • Agências de publicidade e marketing;
    • Escolas de Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário;
    • Hotéis;
    • Empresas de Organização de eventos;
    • Administração Pública;
    • Centros de Apoio Social (Lares, Centros de Dia).

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         Plano Curricular

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