PROJETO EDUCATIVO para o Triénio 2019/2022

 ANO LETIVO 2019/2020 | REVISÃO 00
26 de julho de 2019

                                               

  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Educativo é o principal documento de referência da escola, constituindo-se como o núcleo de ação da mesma. Enquanto instrumento de autonomia, o seu conteúdo traduz a orientação educativa da escola e explicita os princípios, os valores, as metas e as estratégias a médio prazo, em ciclos de três anos, segundo os quais o Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz (INTEP) se propõe cumprir a sua função educativa.

Construir um Projeto Educativo é refletir, identificar problemas, questionar e avaliar decisões e resultados, cooperar nas soluções, valorizar o sucesso, mobilizar-se em torno de objetivos comuns, tendo em vista alcançar a qualidade do ensino e a permanente satisfação e criação de valor para o aluno.

Constituindo-se como obra coletiva, fruto da participação ativa e do afincado envolvimento da comunidade, bem como dos parceiros empresariais e institucionais, sobre os objetivos delineados e a respetiva concretização. O Projeto Educativo emerge como um documento estruturante da orientação e ação da Escola, que deve adequar-se às características do contexto, nomeadamente, dos alunos e respetivas famílias, bem como do meio, contemplados na definição das estratégias de Escola, para que se constitua como documento revestido de sentido e pleno de funcionalidade. 

Projetam-se neste documento as prioridades educativas, as linhas da atuação, a gestão otimizada dos recursos materiais e humanos, constituindo um ponto de referência com vista à globalização e unidade.

O Projeto Educativo do INTEP é um documento de referência que pretende de uma forma simples, clara e objetiva dar a conhecer a missão, a visão, os princípios e os valores que norteiam a ação educativa e formativa desta escola. Com efeito, pretende-se que os pressupostos e as linhas de orientação que compõem o presente documento, que será alvo de avaliações intercalares anuais com o propósito de o ir ajustando, vão ao encontro das expetativas da comunidade educativa, constituindo um referencial para as famílias exercerem o seu direito à liberdade de escolha pela escola e educação dos seus filhos/educandos. Na verdade, a construção deste projeto assenta em três eixos fundamentais: o aluno, a família e a comunidade, onde se incluem as empresas e instituições parceiras na formação dos nossos alunos. O envolvimento da família assume um contributo primordial na valorização das aprendizagens e, consequentemente, na promoção do sucesso dos resultados dos formandos. Por seu turno, a escola através das parcerias que celebrar com a comunidade envolvente pode potenciar o seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que propicia aos alunos experiências reais de âmbito diverso. 

 

Este documento encontra-se organizado em onze capítulos, sendo a parte introdutória reservada a uma breve contextualização do documento. De seguida, procede-se a uma caracterização da Escola, com ênfase para a caracterização do meio em que esta se insere e para a identificação dos órgãos de direção e de gestão escolar. O documento contém ainda uma parte dedicada à apresentação dos resultados da autoavaliação da Escola, das suas metas e estratégias, bem como uma outra referente à oferta formativa, à organização curricular, constituição das turmas e avaliação das aprendizagens.

 

  1. VISÃO, MISSÃO, PRINCÍPIOS E VALORES

 

 

O Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz (INTEP) assume como visão o reconhecimento do seu Projeto Educativo como uma referência no domínio da educação e formação profissional ao nível local e regional.

Conscientes de que o ato de “educar” não se confina apenas à transmissão de conhecimentos, mas inclui também a valorização do indivíduo, dotando-o de um conjunto de regras e normas de saber estar. Partindo deste pressuposto, define o INTEP duas importantes linhas de ação:  

 

 

 

O INTEP assume como missão prestar uma educação de qualidade, formando cidadãos autónomos, responsáveis, criativos, competentes e empreendedores, procurando constantemente o reconhecimento da formação ministrada pela comunidade em que está inserida. Procurar constantemente a melhoria dos níveis de eficácia, eficiência e qualidade, através de uma dinâmica que se pretende inovadora, criativa, exigente e rigorosa.

 

No final do seu ciclo de estudos, idealiza-se que o aluno apresente o seguinte perfil, atendendo aos cursos de Educação e Formação e aos Cursos de nível IV disponibilizados pela Escola no ano letivo de 2019/2020:

 

CURSO DE OPERADOR/A DE FOTOGRAFIA

O/a Operadora de Fotografia executa a captação e edição de imagens de objetos e pessoas, no exterior e em estúdio, utilizando diferentes tipos de máquinas e películas fotográficas, com o objetivo de reproduzir diversas espécies fotográficas através de processos de digitalização de imagens, revelação e impressão de películas fotográficas, a cores ou a preto e branco.

CURSO TÉCNICO DE PROGRAMADOR/A DE INFORMÁTICA

O Técnico de Programador/a de Informática efetua a análise de sistemas, a gestão de base de dados, desenvolve aplicações e procede à instalação e manutenção de equipamentos e aplicações informáticas de escritório, utilitários e de gestão, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

CURSO TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE

O Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

 

CURSO TÉCNICO DE CABELEIREIRO/A

O Técnico de Cabeleireiro/a é o profissional que procede à lavagem de cabelos, efetua cortes e penteados utilizando técnicas específicas de embelezamento de cabelos de senhoras, trabalhos técnicos de coloração, descoloração, permanente e desfrizagem e aplica cabeleiras e postiços em salões de cabeleireiro, institutos de beleza e estabelecimentos similares.

CURSO TÉCNICO DE MASSAGEM DE ESTÉTICA E BEM-ESTAR

O Técnico de Massagem de Estética e Bem-Estar é o Profissional qualificado apto a executar os cuidados ao nível do bem-estar corporal, tendo em conta os princípios anatómicos e cosméticos, bem como os de segurança e saúde e contribuir para os cuidados estéticos do corpo recorrendo às diversas formas de massagens, tais como massagens de relaxamento, drenantes, holísticas e preparatórias e complementares a tratamentos cirúrgicos.

 

CURSO TÉCNICO DE APOIO À INFÂNCIA

O Técnico de Apoio à Infância é o profissional qualificado apto a acompanhar e vigiar crianças, sob supervisão dos educadores de infância ou de forma autónoma, de modo a garantir a sua segurança e bem-estar, colaborando na organização e desenvolvimento das atividades educacionais.

 

CURSO TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

O Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de carácter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos eletrónicos de automação industrial e de computadores, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.

 

O Projeto Educativo do Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz assenta num conjunto de princípios fundamentais, de valores, de objetivos, de políticas e práticas educativas que almeja favorecer o desenvolvimento integral do aluno, no sentido da sua autonomia, responsabilidade, participação, sentido crítico, competência, solidariedade, capacidade de procura de informação e criação de conhecimento.

Os princípios veiculados no Projeto Educativo do INTEP preconizam:

 

Princípios gerais:

 

Princípios pedagógicos:

 

Valores

 

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 Caracterização do Meio

 

O INTEP é uma escola do concelho da Figueira da Foz, pertencente ao distrito de Coimbra, inserta na área do Baixo Mondego, com referência à NUT III, fazendo fronteira com os concelhos de Soure, Montemor-o-Velho e Cantanhede.

Com referência aos dados do Censos 2011, a Figueira da Foz comporta uma população de 62.125 habitantes, tendo uma densidade populacional de 163,2 indivíduos por Km², numa superfície de 379 Km². A proporção de jovens cifra-se nos 12,9%, sendo que o índice de envelhecimento (181,3) reflete uma população claramente envelhecida. A taxa de atividade atinge, aproximadamente, os 45%, situando-se a taxa de desemprego nos 12,7% e, nos 28,7%, a taxa de desemprego que afeta diretamente os jovens. Reportando a 2011, os beneficiários, em idade ativa, do subsídio de desemprego foram 57,5 indivíduos por 1000, e usufruíram de Rendimento Social de Inserção 47 em cada 1000 indivíduos. A repartição da população ativa por setores de atividade revela uma concentração no setor primário, sendo o setor secundário o menos relevante em termos de empregabilidade.

Relativamente aos níveis de escolaridade da população da Figueira da Foz, dados do último Censos realizado apontam para uma taxa de analfabetismo de cerca de 6% e para 8,3% de indivíduos sem escolaridade. A repartição da população residente pelos diversos ciclos de ensino, consta do diagrama abaixo:

O parque escolar da Figueira da Foz comporta várias unidades escolares dos setores público e privado, sendo de considerar, entre outras:

 

A Figueira da Foz é internacionalmente reconhecida pelas suas praias e pelo turismo, tendo o setor um peso bastante relevante na economia local. Este facto tem conduzido ao aparecimento, ao longo dos anos, de diversos equipamentos quer ao nível do turismo de massas, quer ao nível de um turismo mais especializado, como é o caso do ligado ao desporto, natureza e cultura. As pescas e o setor da celulose são atividades igualmente preponderantes na criação de valor. O tecido empresarial da Figueira da Foz apresenta uma predominância de empresas com menos de 10 pessoas (96,3%), havendo cerca de 17,5 empresas por Km², com um volume médio de negócios situado nos 374,5 milhares de euros.

 

O INTEP, propriedade da SOENPROL – Sociedade de Ensino Profissional, Lda., foi criado em 1992, tendo como principal objetivo dar resposta às crescentes necessidades de formação da população e às carências de desenvolvimento integrado do concelho.

A qualidade da formação ministrada no INTEP exige uma maior abertura e permanente interação com o meio envolvente, conseguidas, essencialmente, através do estabelecimento de parcerias e protocolos, bem como do diálogo permanente com o tecido económico e social da região.

 

Características físicas

O INTEP é constituído por dois edifícios:

 

Edifício Principal:

 

Edifício Secundário:

 

O INTEP encontra-se dotado de um vasto conjunto de equipamentos de suporte pedagógico afetos à formação:

 

Características da comunidade educativa

A Escola possui um corpo docente estável e qualificado, sendo a generalidade dos professores profissionalizados, bem como um corpo não docente com formação adequada às funções que desempenha. Tendo por referência o ano letivo de 2019/2020, os alunos distribuem-se pelos cursos de Educação e Formação de Operador/a de Fotografia e de Nível IV de Técnico de Programador/a Informático, Técnico de Cabeleireiro/a, Técnico de Massagem de Estética de Bem-Estar, Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Apoio à Infância.

Sendo o INTEP uma escola situada no centro da Figueira da Foz, os alunos que frequentam este estabelecimento de ensino provêm essencialmente dos concelhos da Figueira da Foz e limítrofes, sendo maioritariamente oriundos de meios sociais economicamente desfavorecidos. O quadro abaixo apresenta alguns dados caracterizadores da comunidade educativa, no ano letivo de 2018/2019:

 

Número

Pessoal Docente

11

Formadores Externos

17

Pessoal Administrativo

1

Pessoal Auxiliar

2

Turmas

6

Alunos

112

 

Segurança e vigilância

A Escola privilegia um conjunto de mecanismos de segurança que prefiguram no Plano de Prevenção, sendo este objeto de monitorização trimestral através da realização de simulacros, acompanhados pelas autoridades competentes. No âmbito da vigilância, o controlo de entradas e saídas é efetuado mediante a intervenção de um funcionário na portaria da Escola. A identificação dos elementos da comunidade educativa, alunos, docentes e não docentes, é feita através do respetivo cartão magnético de identificação.

 

Serviços de apoio facultativos

A Escola disponibiliza alguns serviços de apoio, designadamente os serviços administrativos, a contabilidade, os serviços de apoio à educação inclusiva, o refeitório, o bar e a papelaria.

 

Serviços de apoio à família

No âmbito da Orientação Educativa, a Escola disponibiliza um horário de atendimento aos Encarregados de Educação, para que possam fazer um acompanhamento sistemático da situação escolar dos seus filhos/educandos, estando, contudo, os Orientadores Educativos/Diretores de Turma disponíveis fora desse horário, mediante marcação. Os Serviços de Apoio à Educação Inclusiva encontram-se também disponíveis para prestar às famílias o apoio necessário, com o propósito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem e, assim, dar um contributo eficaz para o desenvolvimento global do aluno e das pessoas, facilitando o desenvolvimento da identidade pessoal dos indivíduos e ajudando-os na construção do seu projeto de vida.

 

Projetos emblemáticos

O INTEP é frequentemente requisitado para colaborar/dinamizar iniciativas diversas que reforçam a notoriedade da instituição na comunidade e permitem aos alunos vivenciarem novas experiências em contexto real.

O organograma representativo da estrutura da Escola contempla os órgãos de gestão, lideranças intermédias e equipas pedagógicas, bem como a coordenação das ofertas formativas/qualificantes, assumindo a configuração que abaixo se apresenta:

DIREÇÃO DE ESCOLA

SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE

RECURSOS HUMANOS

COMUNICAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PRESTAÇÃO DO SERVIÇO EDUCATIVO

ÁREA ADMINISTRATIVA

OUTROS SERVIÇOS

ASSEMBLEIA PEDAGÓGICA

CONSELHOS DE TURMA

OUTRAS EQUIPAS PEDAGÓGICAS

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

PAPELARIA/REPROGRAFIA

ORIENTADORES EDUCATIVOS/DIRETORES DE TURMA

 

SERVIÇOS DE APOIO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

BAR

 

SECRETARIADO DE EXAMES

REFEITÓRIO

E PROVAS

 

A especificação do funcionamento e competências destes órgãos, consta da Capítulo II, Seções I, II e III do Regulamento Interno da Escola.


 

  1. RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação é um mecanismo utilizado no seio das organizações, cujos resultados permitem fazer um balanço do seu desempenho ao longo de um período de tempo, bem como orientar a sua ação futura. Deve ser encarada pela Escola como um mecanismo impulsionador de ações promotoras da melhoria constante, no sentido da consecução das metas a que a Escola se propõe, assim como da implementação das estratégias definidas nesse sentido. Para o efeito, recorre-se frequentemente à análise SWOT, instrumento de gestão que permite identificar os pontos fortes e os pontos fracos da organização, bem como as oportunidades e ameaças do contexto em esta se insere.

A Escola apresenta algumas áreas de excelência, fruto de um percurso de décadas dedicado ao Ensino Profissional:

Pese embora as áreas de excelência identificadas, a Escola apresenta ainda alguns constrangimentos que a impelem a adotar um conjunto de medidas tendentes à sua superação. Neste contexto, são de considerar:

 

Num cenário marcadamente adverso, fruto, essencialmente, da redução do número de alunos e das orientações emanadas pela tutela, a Escola assume como áreas de intervenção prioritária:

  1. OBJETIVOS

 Objetivos Estratégicos

A intervenção pedagógica da Escola fundamenta-se nas premissas fundamentais de motivação para o sucesso e de criação de valor para o aluno, traduzindo-se esta na sua plena satisfação com o serviço prestado e no seu desenvolvimento integral - domínios cognitivo, pessoal e social. Para empreender cabalmente esta missão, a Escola deve assumir-se como sistema aberto, permeável ao meio, influenciando-o e deixando-se influenciar por ele, já que esta aproximação se revela profícua para o desenvolvimento das competências técnicas dos alunos. Na prática, a Escola visa afirmar-se como entidade credenciada de Ensino Profissional, procurando o reconhecimento e a valorização da formação ministrada, bem como da qualidade técnica dos formandos, por parte do tecido empresarial da região. Neste alinhamento, a Direção Pedagógica elencou um conjunto de objetivos que corporizam as opções estratégicas da Escola:

OB1: Consolidar o reconhecimento como Escola Profissional de referência na região

OB2: Consolidar o reconhecimento pelo tecido empresarial da qualidade técnica dos formandos

 

Os objetivos estratégicos são definidos para um ciclo de gestão de três anos, encontrando-se igualmente expressos e operacionalizados no Plano Anual de Atividades.

Os objetivos operacionais decorrem dos objetivos estratégicos, sendo operacionalizados anualmente. Encontram-se expressos no Plano Anual de Atividades, por Domínio de Referência: Resultados; Prestação do Serviço Educativo e Liderança e Gestão.

 

Assumindo a Escola como pilares estruturantes a motivação para o sucesso a par com a criação de valor para o aluno, num cenário de interação permanente com o meio, urge definir um conjunto de metas operacionais suscetíveis de garantir a sua interiorização pela Comunidade Educativa e a subsequente adoção de medidas que centrem toda a ação da Escola em seu torno. Neste domínio, são de considerar como metas:

 


 

  1. ESTRATÉGIAS

As estratégias devem ser assumidas como instrumentos através dos quais a Escola procura concretizar as metas definidas, indo ao encontro dos objetivos estratégicos traçados. Neste contexto, são de considerar como estratégias de atuação prioritária:

 

A operacionalização do Projeto Educativo é conseguida através da implementação do Plano Anual de Atividades, documento que especifica os passos para a sua concretização.

 

 Medidas de Promoção para o Sucesso Escolar

As medidas de promoção do sucesso escolar têm o objetivo de assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória e combater a exclusão escolar. Neste domínio, a Escola aplica/assegura:

  1. Planos de Acompanhamento Pedagógico orientados para a Turma (PAPT)

O PAPT é elaborado, implementado e avaliado pelo Conselho de Turma, em articulação com outros técnicos de educação e em contacto regular com os Encarregados de Educação, considerando as características e problemas específicos identificados.

Este plano integra o Projeto Educativo, como anexo, num formato independente, em dossiê próprio.

 

  1. Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)

A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

 

 

  1. Ação Social Escolar

A Escola aplica medidas de compensação dos alunos economicamente desfavorecidos mediante critérios objetivos e de discriminação positiva previstos na lei, no âmbito do Programa Operacional do Capital Humano.

 

  1. Medidas de Prevenção da Desistência e do Abandono

A Escola aposta na sensibilização e motivação do aluno para a importância de completar o seu percurso escolar, no sentido de garantir uma formação integral, envolvendo, sempre que possível, os Pais/Encarregados de Educação nessa tarefa. Afigura-se igualmente importante a antecipação de comportamentos, pelo conhecimento e acompanhamento de alunos em situação de risco.

O INTEP tem assumido uma postura contra a tendência de uma acomodação social relacionada com as baixas expetativas face ao futuro, investindo fortemente ao nível da motivação para o empreendedorismo, do incentivo à ambição ponderada, solidamente assente em formação e em juízo crítico.

Procuramos contrariar esta tendência, criando alternativas educativas mais estimulantes e mais direcionadas para a integração no mercado de trabalho, apostando em áreas diversificadas que vão ao encontro dos recursos endógenos da região. A comprová-lo estão as constantes solicitações, por parte das empresas/instituições, de jovens técnicos qualificados, assim como os recentes estudos efetuados pela Agência Nacional para a Qualificação. Asseguramos professores devidamente qualificados e contamos com um conjunto de empresas parceiras que nos apoiam quer na formação em contexto de trabalho, quer na aproximação das jovens estudantes ao mundo empresarial e institucional.

 

 

  1. Atividades de Animação e Complemento Curricular

Fruto do contributo dos vários atores educativos, foram propostas para o ano letivo 2018/2019 diversas atividades de animação e complemento curricular, onde a participação dos alunos é notória, não tendo, contudo, sido descurada a participação dos Pais/Encarregados de Educação, dos colaboradores, bem como de entidades externas.

 

  1. Apoios educativos

As diferentes estruturas da Escola interiorizaram a necessidade de proporcionar apoios educativos aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem, a todos os que apresentam módulos para realizar por exame, bem como aos que se propõem realizar exames nacionais, para prosseguimento de estudos, não sendo de excluir a possibilidade de o apoio ser extensível aos alunos com bom aproveitamento, por forma a desenvolver o seu potencial de aprendizagem.

  

  1. Projetos e Academias

No âmbito dos Projetos e Academias promovidos pela Escola regista-se o cuidado inerente à sua conceção, no sentido de garantir a sua articulação com os principais eixos do Projeto Educativo, designadamente, a motivação para o sucesso e a criação permanente de valor para os alunos.

 

  1. Projeto de Responsabilidade social, cívica e ambiental (inclui “Educação para a cidadania”, “educação para a Saúde” e “eco-escolas)

O Projeto de Responsabilidade social, cívica e ambiental engloba as vertentes educação para a cidadania, educação para a saúde e educação ambiental/eco escolas.

No âmbito da educação para a saúde serão dinamizadas atividades com os alunos nas áreas de nutrição, educação sexual e consumo de substâncias psicoativas. Na vertente da educação para a cidadania, pretende-se desenvolver algumas iniciativas suscetíveis de promover valores cívicos. Relativamente à Educação ambiental/eco escolas, dinamizar-se-ão campanhas de sensibilização para a preservação do ambiente.

 

  1. Dimensão artística

No sentido de apresentar e valorizar os talentos revelados pelos alunos, estimular o seu interesse pelas diversas vertentes artísticas, a Escola dinamiza, entre outras, o “Sarau Cultural”. O desenvolvimento de competências de cariz artístico ocorre igualmente no âmbito da abordagem de conteúdos específicos de algumas disciplinas e através da participação dos alunos em atividades promovidas por entidades externas, que proporcionam aos alunos a oportunidade de usufruírem e interiorizarem os conhecimentos que daí advêm.

  1. Promoção do Mérito – Motivação para o Sucesso

O Projeto de Responsabilidade social, cívica e ambiental engloba as vertentes educação para a cidadania, educação para a saúde e educação ambiental/eco escolas.

No âmbito da educação para a saúde serão dinamizadas atividades com os alunos nas áreas de nutrição, educação sexual e consumo de substâncias psicoativas. Na vertente da educação para a cidadania, pretende-se desenvolver algumas iniciativas suscetíveis de promover valores cívicos. Relativamente à Educação ambiental/eco escolas, dinamizar-se-ão campanhas de sensibilização para a preservação do ambiente.

A promoção da responsabilidade social, cívica e ambiental é uma constante na vida escolar do INTEP. Assim, e visando promovê-la, ao longo do ano letivo, os nossos formandos participam nas mais diversas ações de cidadania: voluntariado, ações de sensibilização da proteção do meio-ambiente, palestras e workshops informativos e de sensibilização. 

 

  Contrato com os alunos: Compromisso e Responsabilidade

O início do ano letivo é marcado pela elaboração, em turma, de um código de conduta, com o intuito de reforçar as medidas preconizadas no Regulamento Interno da Escola e no Estatuto do Aluno e Ética Escolar. Como estratégia de promoção de uma cultura de exigência e rigor, de disciplina e de resultados, a Escola descerra periodicamente o quadro de honra, apresentando à comunidade os alunos que se destacam em termos de aproveitamento, sendo igualmente prática a identificação, por turma, dos alunos que, em cada período letivo, obtêm melhores resultados ao nível do aproveitamento e do comportamento.

 

  1. Metodologias ativas e experimentais da aprendizagem

A Escola potencia a implementação de metodologias ativas de aprendizagem, essencialmente através da realização de atividades práticas, que possibilitam a aproximação dos alunos ao mundo do trabalho. Neste sentido, o processo de ensino e aprendizagem torna-se mais dinâmico e motivador, favorecendo o desenvolvimento das competências técnicas e científicas dos formandos.

 

  1. Tecnologias de Informação e Comunicação

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) assumem na Escola um papel preponderante, multiplicando as possibilidades de acesso a dados e a factos, potenciando as aprendizagens dos alunos, e facultando-lhes uma educação abrangente em diversas áreas e o enriquecimento contínuo dos seus saberes.

 

  1. Trabalhos de casa

A realização de trabalhos de casa é residual na Escola.

 

A Escola e a Família constituem dois contextos decisivos no complexo processo de formação dos indivíduos, assumindo funções complementares no âmbito do seu processo de educação, socialização e formação. A participação ativa da Família na vida da Escola revela-se, de forma inequívoca, profícua para a valorização das aprendizagens dos alunos, pelo que deve ser potenciada.

Por forma a estabelecer uma maior articulação entre a Escola e a Família e dar a conhecer as competências e saberes adquiridos pelos alunos, a Escola dinamiza um conjunto de iniciativas capazes de fomentar e melhorar a qualidade da relação entre os intervenientes educativos, numa perspetiva de corresponsabilidade.

A Escola disponibiliza ainda um espaço privilegiado de contacto com a Família, através da marcação de um horário de atendimento semanal pelos Orientadores Educativos/Diretores de Turma aos Pais/Encarregados de Educação, havendo a possibilidade de marcação de outro horário, conforme a disponibilidade de ambos, e pela existência, em cada turma, de um representante dos Encarregados de Educação, que se assume como porta-voz dos demais, veiculando informação entre os agentes educativos. Ainda neste âmbito, no início do ano letivo, são agendadas reuniões entre a Direção Pedagógica, os Orientadores Educativos/Diretores de Turma e os Pais/Encarregados de Educação, no sentido de promover o esclarecimento destes relativamente à organização e funcionamento dos cursos e da Escola.

Paralelamente a estas iniciativas, dinamizam-se várias atividades que envolvem os alunos, os docentes, os não docentes e a família, tais como: a festa de Natal, o sarau cultural, as jornadas culturais e workshops/palestras vários.

A experiência adquirida ao longo de duas décadas dedicadas ao ensino profissional confere à Escola o estatuto de instituição de ensino credenciada e de mérito reconhecido no concelho, que em muito tem contribuído para o seu desenvolvimento e que frui, significativamente, do seu enquadramento. No sentido de estreitar os laços entre a Escola e a comunidade, a Escola envolve-se em inúmeras iniciativas onde estão presentes, entre outros, os órgãos de poder local, bem como o tecido empresarial e instituições de âmbito diverso.

Movidos pelo desígnio da cooperação, Escola e entidades locais/regionais conjugam esforços tendo em vista interesses comuns. As parcerias e protocolos celebrados, designadamente no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho, potenciam a ligação Escola-Meio, garantem a articulação entre a oferta formativa da Escola e a integração dos jovens no mercado de trabalho, assegurando interessantes índices de empregabilidade. As parcerias existentes refletem o reconhecimento da comunidade relativamente ao trabalho desenvolvido pela Escola, devendo ser mantidas ativas e tão dinâmicas quanto possível.

No âmbito dos projetos, regista-se o Projeto "Partilha com Energia", promovido pela EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A.. É um projeto educativo, no âmbito da cidadania ativa, responsável e participativa e destinado a escolas localizadas em geografias abrangidas por infraestruturas da EDP produção.

As atividades desenvolvidas pela Escola inserem-se numa estratégia de abertura da Escola ao meio e de aproximação e envolvimento ativo da Família e da Comunidade nas diversas iniciativas dinamizadas, estimulando assim sentimentos de integração e de pertença. De âmbito marcadamente transversal quanto ao seu fim e destinatários, estas iniciativas visam essencialmente potenciar a unidade escolar e envolver a comunidade local/regional nas atividades da Escola, fomentando e dignificando assim a sua imagem.

 

A Escola potencia as relações de proximidade com os ex-alunos, mantendo-se atenta aos seus percursos académicos e profissionais. Neste sentido, aplica aos antigos alunos, no ano subsequente à conclusão do respetivo curso, um inquérito online, tendo em vista monitorizar os seus trajetos. Realiza ainda, anualmente, uma cerimónia formal de entrega de diplomas, dando assim oportunidade de os antigos alunos se reunirem e reviveram os tempos passados na Escola.

  

  1. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

As matrizes curriculares cumprem o determinado na legislação em vigor. No âmbito da sua autonomia na gestão do currículo foram implementados os ajustamentos considerados adequados à prossecução dos objetivos inscritos neste Projeto Educativo, estando os tempos letivos organizados em 60 minutos.

A Escola tem desenvolvido a sua atividade com o objetivo de proporcionar aos alunos uma preparação sólida e adequada ao exercício profissional qualificado, munindo-os de instrumentos capazes de os ajudar a vencer, com sucesso, os desafios da sociedade atual. Proporcionar-lhes experiências enriquecedoras, potenciar o desenvolvimento das suas competências e o reforço do seu espírito crítico e criativo tem sido, a par da melhoria dos resultados académicos e da promoção do sucesso escolar, seu apanágio.

As atividades de organização curricular constituem instrumentos de importância inequívoca na consolidação e reforço dos conteúdos programáticos pelos alunos, representando, não raras vezes, oportunidades de excelência para a concretização experimental das aprendizagens. Enquadradas nas planificações modulares das diferentes disciplinas, revelam um esforço efetivo de articulação entre as diferentes áreas de formação.

 

Os planos de estudo dos cursos ministrados na Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz seguem o plano de estudos aprovado por lei. Incluem as componentes:

 

A formação da componente prática é desenvolvida em ligação com as empresas e instituições locais, proporcionando a realização da formação em contexto de trabalho e de experiências de trabalho. A organização e o desenvolvimento da FCT obedecem a um plano de trabalho individual, elaborado com a participação das partes envolvidas.

A conclusão do curso integra também a realização de uma Prova de Aptidão Profissional (PAP). Esta prova consiste na realização de um trabalho individual que mobiliza os saberes e as competências adquiridas ao longo da formação.

 No que respeita ao curso vocacional, não havendo programas definidos pela tutela, compete à Escola, no âmbito da sua autonomia, a sua elaboração.

 

A Escola concretiza a articulação vertical e horizontal, através das diferentes atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, sendo uma das estratégias fundamentais para a promoção do sucesso educativo. Traduz-se nas planificações orientadas ao nível da área de formação, mas também na interpretação e flexibilidade ao nível de turma que cada conselho de turma operacionaliza, sendo analisados os conteúdos transversais às diversas disciplinas, em reuniões de conselho de turma. Nestas, os conteúdos comuns são identificados, sendo planificadas atividades de organização e de animação e complemento curriculares/projetos que integram o Plano de Acompanhamento Pedagógico da Turma e o Plano Anual de Atividades.

 

 

A mancha horária da Escola foi definida tendo como quadro de referência o Plano Operacional da Área Financeira e as orientações aí inscritas.

EXEMPLO 1:

Horas

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

8:45 – 9:45

 

 

 

 

 

10:00 – 11:00

 

 

 

 

 

11:15 – 12:15

 

 

 

 

 

12:20 – 13:20

 

 

 

 

 

13:20 – 14:20

 

 

 

 

 

14:25 – 15:25

 

 

 

 

 

15:30 – 16:30

 

 

 

 

 

16:45 – 17:45